Ir para o conteúdo principal
Solidariedade da UE com a Ucrânia

Apoio militar da UE à Ucrânia

Cadets Of The Military Institute Take The Oath In Kyiv

Dar resposta às necessidades militares e de defesa prementes da Ucrânia

A UE e os seus Estados-Membros mobilizaram cerca de 32 mil milhões de EUR em apoio militar à Ucrânia. Tal inclui 6,1 mil milhões de EUR ao abrigo do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz para apoiar a entrega de equipamento militar.

Em março de 2024, o Conselho criou um Fundo de Assistência à Ucrânia no valor de 5 mil milhões de EUR, o que eleva o apoio total financeiro atribuído através do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz para 11,1 mil milhões de EUR.

Além disso, a Missão de Assistência Militar da UE de apoio à Ucrânia, com um financiamento de 362 milhões de EUR, está a dar resposta às necessidades de formação das Forças Armadas ucranianas, tendo já formado mais de 47 000 soldados ucranianos.

Aumentar as capacidades de produção da UE

A indústria europeia da defesa também aumentou a sua capacidade de produção de munições em 40 %. É urgente acelerar a entrega de mísseis e munições, nomeadamente ao abrigo da iniciativa relativa ao fornecimento de um milhão de munições de artilha, e dotar a Ucrânia de mais sistemas de defesa aérea. 

A UE aumentará igualmente a sua capacidade de produção de munições e mísseis, na sequência da adoção da Ação de Apoio à Produção de Munições (ASAP). Graças à ASAP, a indústria de defesa da União poderá produzir cada vez mais e mais rapidamente, uma vez que o regulamento proposto apoiará o reforço industrial nas várias fases das cadeias de abastecimento de munições e mísseis na UE. Trata-se de uma resposta direta ao apelo de entregar urgentemente à Ucrânia munições e, se solicitado, mísseis, e de ajudar os Estados-Membros a reconstituírem as suas reservas através de medidas específicas.