Ir para o conteúdo principal
Solidariedade da UE com a Ucrânia

Autocarros escolares para a Ucrânia

Kateryna Rodak/Global Images Ukraine via Getty Images
Fazer com que as crianças ucranianas cheguem à escola em segurança

Campanha de solidariedade da UE

Danos
causados ao sistema educativo da Ucrânia
5,7 milhões
de crianças em idade escolar foram afetadas pela agressão da Rússia
Mais de 2 800
estabelecimentos de ensino foram danificados ou destruídos

Campanha de solidariedade para doar autocarros

A Comissão insta as entidades públicas e privadas da UE e fora da UE a unirem forças e a demonstrarem solidariedade, doando nos próximos meses autocarros, que são essenciais para que as crianças ucranianas possam regressar às suas escolas em segurança.

Os potenciais doadores podem fazê-lo através do Mecanismo de Proteção Civil da UE (MPCUE), que já se revelou fundamental para canalizar apoio vital para a Ucrânia e o seu povo, incluindo abrigos, alimentos, equipamento hospitalar, ambulâncias, veículos de combate a incêndios e muito mais.

Vídeo

Como doar?

Se é uma entidade pública ou uma empresa privada sediada na UE e pretende doar autocarros, comece por ler atentamente as perguntas frequentes que se seguem. Pode também contactar a Representação da Comissão Europeia no seu país, que lhe fornecerá informações adicionais sobre a campanha.

Se quiser oferecer autocarros, deve preparar os pormenores da sua proposta preenchendo o documento intitulado Especificações técnicas para as ofertas de autocarros que figura mais abaixo e enviá-lo para: EU-BUSES-UKRAINEatec [dot] europa [dot] eu (EU-BUSES-UKRAINE[at]ec[dot]europa[dot]eu). Leia atentamente o separador Explicações no ficheiro Excel.

13 DE JANEIRO DE 2023
Technical specifications for bus offers
English
(29.76 KB - XLSX)
Descarregar

Para eventuais questões adicionais, o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência (CCRE) da Comissão Europeia dispõe de uma equipa específica para o ajudar. Pode entrar em contacto através do correio eletrónico EU-BUSES-UKRAINEatec [dot] europa [dot] eu (EU-BUSES-UKRAINE[at]ec[dot]europa[dot]eu).

19 DE NOVEMBRO DE 2022
FAQs School buses for Ukraine campaign
português
(226.08 KB - PDF)
Descarregar

Doações até à data

No total, mais de 300 autocarros provenientes da UE e dos seus Estados-Membros, incluindo donativos de autoridades, municípios, regiões e organizações de transportes de 11 países da UE.

Apoio da UE em curso

A Europa tem apoiado a Ucrânia desde o início da agressão injustificada da Rússia. Os europeus abriram os seus corações e casas a mais de 8 milhões de ucranianos que fugiram das bombas de Putin, incluindo mais de 4 milhões de ucranianos que solicitaram proteção temporária nos Estados-Membros da UE. As escolas europeias acolheram centenas de milhares de crianças ucranianas. Apesar da destruição e dos sacrifícios, os ucranianos encaram o futuro com confiança e esperança. E este futuro começa garantindo-se que as escolas estão abertas e que as crianças as podem frequentar.