Estas informações estão igualmente disponíveis em: Ucraniano | українська | Russo | русский

A União Europeia, os seus Estados-Membros e europeus por todo o continente estão mobilizados para apoiar as pessoas que fogem da guerra na Ucrânia. A Europa estará com eles nas próximas semanas e meses. Estamos a trabalhar em todas as frentes para apoiar a Ucrânia através de assistência, ajuda humanitária e proteção civil. Ativámos o mecanismo de proteção temporária para proporcionar às pessoas que fogem da Ucrânia um estatuto seguro e o acesso a escolas, cuidados médicos e trabalho na UE. E estamos prontos para canalizar mais assistência e apoio tanto para as pessoas que deixaram a Ucrânia em busca de proteção na UE como para as que lá permaneceram.
Como pode ajudar
Todos querem dar o seu contributo para apoiar as pessoas forçadas a fugir da Ucrânia devido à invasão ou que permaneceram na Ucrânia e necessitam de ajuda.
Pode ajudar através de donativos a várias organizações que se mobilizaram nos Estados-Membros da UE para apoiar os ucranianos que procuram proteção na UE. Entre elas incluem-se os serviços nacionais de agências internacionais, organizações de cúpula e uma série de outras organizações de caridade e humanitárias. Clique no seu país para a descobrir a que organização pode fazer donativos:
Também pode apoiar as pessoas na Ucrânia. Saiba mais sobre como doar através do sítio oficial do Governo ucraniano dedicado à ajuda humanitária. Também pode fazer donativos às principais organizações de ajuda humanitária ativas no terreno e que coordenam a assistência à Ucrânia. Visite os respetivos sítios Web para saber como doar.
Trata-se de listas indicativas e não exaustivas. Podem estar ativas mais organizações na sua região. Para mais informações, consulte as autoridades locais do seu país.
Donativos do setor privado
A Comissão Europeia criou um novo sistema para canalizar donativos em espécie do setor privado para a Ucrânia, a Moldávia e os países da região que são membros da UE. Através do Mecanismo de Proteção Civil da UE, a UE coordenará a entrega atempada e segura de artigos de emergência doados, como medicamentos, equipamento médico, contramedidas químicas, biológicas, radiológicas ou nucleares e material de abrigo. As entidades privadas de toda a UE que pretendam fazer donativos podem contactar a Comissão para o seguinte endereço eletrónico: ECHO-private-donationsec [dot] europa [dot] eu (ECHO-private-donations[at]ec[dot]europa[dot]eu)
Fugir da invasão: vozes ucranianas
À medida que a guerra na Ucrânia continua a assolar as populações, cada vez mais pessoas são forçadas a abandonar as suas casas. Conheça algumas das suas histórias de coragem e resiliência, uma vez que falam das suas viagens e de algumas das experiências difíceis que tiveram de viver.
21 de março de 2022 — Teresa conta-nos como veio da Ucrânia para a Polónia com os seus filhos e foi recebida por Barbara, que a acolhe a ela e a três outras mulheres com crianças na sua casa em Varsóvia.
Europeus apoiam as pessoas que fogem da guerra
Uma União de quase 500 milhões de pessoas está hoje mobilizada pela Ucrânia. Os europeus estão a manifestar-se em todo o nosso continente e muitos ofereceram ajuda e abriram as suas casas a pessoas que fogem da Ucrânia.
«Em Snina, na Eslováquia, Štefan percorreu a cidade para recolher material — almofadas, cobertores, alimentos — e montou um dormitório no ginásio local. Em Svidník, Jaroslav e Svitlana partilham agora a casa com quatro mulheres ucranianas e os seus filhos, enquanto os maridos ficaram para trás para lutar pelo seu país. Um condutor de autocarro foi enviado para a fronteira para recolher oito estudantes, e ficou tão comovido que regressou para recolher outras 50 pessoas, só para poder ajudar.»
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen
In Motel Plitvice in Zagreb (Croatia) refugees stay a night or two Ukrainian family hosted in Brussels, Belgium Ukrainian refugee woman and children in the refugee camp of Brugas, Bulgaria. Dorina, Romanian and Ukrainian speaker, travels 10km daily to Siret border point (Romania) to provide assistance to refugees. A 2 year-old Irish girl with Ukrainian roots, holding a protest poster that says "Peace for Ukraine".
21 de março de 2022 — Luisa, diretora de uma escola em Varese, conta-nos como as crianças ucranianas foram integradas na sua escola.

Descarregue o ficheiro zip com capas, medalhas e filtros para utilizar nas suas contas nas redes sociais.
Junte-se ao canal Telegram da Comissão Europeia
Mostre o seu apoio à Ucrânia atualizando a sua imagem de perfil no Facebook com a nossa nova moldura