Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
Solidariedade da UE com a Ucrânia

Ajudar os ucranianos: como fazer o seu donativo e contribuir

A UE está do lado da Ucrânia

Estas informações estão igualmente disponíveis em: Ucraniano | українська | Russo | русский

Como pode ajudar

Todos querem dar o seu contributo para apoiar as pessoas forçadas a fugir da Ucrânia devido à invasão ou que permaneceram na Ucrânia e necessitam de ajuda.

Pode ajudar através de donativos a várias organizações que se mobilizaram nos Estados-Membros da UE para apoiar os ucranianos que procuram proteção na UE. Entre elas incluem-se os serviços nacionais de agências internacionais, organizações de cúpula e uma série de outras organizações de caridade e humanitárias. Clique no seu país para a descobrir a que organização pode fazer donativos:

Também pode apoiar as pessoas na Ucrânia. Saiba mais sobre como doar através do sítio oficial do Governo ucraniano dedicado à ajuda humanitária. Também pode fazer donativos às principais organizações de ajuda humanitária ativas no terreno e que coordenam a assistência à Ucrânia. Visite os respetivos sítios Web para saber como doar.

Trata-se de listas indicativas e não exaustivas. Podem estar ativas mais organizações na sua região. Para mais informações, consulte as autoridades locais do seu país.

Donativos do setor privado

A Comissão Europeia criou um novo sistema para canalizar donativos em espécie do setor privado para a Ucrânia, a Moldávia e os países da região que são membros da UE. Através do Mecanismo de Proteção Civil da UE, a UE coordenará a entrega atempada e segura de artigos de emergência doados, como medicamentos, equipamento médico, contramedidas químicas, biológicas, radiológicas ou nucleares e material de abrigo. As entidades privadas de toda a UE que pretendam fazer donativos podem contactar a Comissão para o seguinte endereço eletrónico: ECHO-private-donations@ec.europa.eu

Como doar?

Fugir da invasão: vozes ucranianas

À medida que a guerra na Ucrânia continua a assolar as populações, cada vez mais pessoas são forçadas a abandonar as suas casas. Conheça algumas das suas histórias de coragem e resiliência, uma vez que falam das suas viagens e de algumas das experiências difíceis que tiveram de viver. 

 

 Europeus apoiam as pessoas que fogem da guerra

Uma União de quase 500 milhões de pessoas está hoje mobilizada pela Ucrânia. Os europeus estão a manifestar-se em todo o nosso continente e muitos ofereceram ajuda e abriram as suas casas a pessoas que fogem da Ucrânia.

Testemunhos (vídeos)

Veja vídeos de europeus a ajudar as pessoas que fogem da Ucrânia.

#StandWithUkraine. Partilhar

Social Media Kit - EU Stands with Ukraine
English
(2.27 MB - ZIP)
Descarregar