Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
Solidariedade da UE com a Ucrânia

Fuga da Ucrânia: apoio à educação

   

Estas informações estão igualmente disponíveis em: Ucraniano | українська |  Russo | русский

Apoio à educação

Segundo as estimativas, quase metade dos refugiados provenientes da Ucrânia são crianças em idade escolar. O regresso à escola ajudará a aliviar a tensão psicológica, dar-lhes-á uma sensação de estabilidade e normalidade e uma perspetiva para o futuro.  

A Comissão está:

  • a prestar apoio financeiro às escolas, à educação e formação profissionais, bem como à educação e aos cuidados pré-escolares, através dos fundos de coesão da UE, do Programa Erasmus+ e do Corpo Europeu de Solidariedade;
  • a criar um grupo solidário da UE para a educação a favor da Ucrânia, a fim de identificar as necessidades das crianças ucranianas e apoiar os Estados-Membros que as recebem, incluindo aprendizagem entre pares e orientações políticas;
  • a dar acesso a materiais de aprendizagem em ucraniano e a oferecer recursos didáticos e cursos em linha para professores através do portal School Education Gateway;
  • a apoiar os professores refugiados através do acesso a programas e intercâmbios da UE na comunidade eTwinning.

A Fundação Europeia para a Formação criou uma plataforma de recursos com informações sobre a forma como as pessoas que fugiram da Ucrânia podem prosseguir a educação e a formação, ou aceder-lhes, nos países da UE, ver as suas qualificações para fins profissionais ou de estudo compreendidas e reconhecidas e encontrar oportunidades de emprego.

Pictogramas português-ucraniano para crianças e professores

Esta brochura prática utiliza pictogramas que podem ajudar os falantes de ucraniano e português a ultrapassar as primeiras barreiras de comunicação.

Descarregar

Espaço Europeu da Investigação para a Ucrânia

O portal «Espaço Europeu da Investigação para a Ucrânia» é um balcão único com informação e serviços de apoio destinados aos investigadores estabelecidos na Ucrânia e aos investigadores que estão em fuga da Ucrânia. O portal reúne iniciativas a nível da UE, iniciativas por país e iniciativas de grupos não governamentais. O seu objetivo consiste em ajudar os investigadores afetados a encontrar alojamento e oportunidades de emprego, facilitar o reconhecimento dos seus diplomas e oferecer outros serviços.

O portal encontra-se na rede EURAXESS, que apoia investigadores ao ligar mais de 600 centros e 43 portais nacionais de todos os Estados-Membros da UE e dos países associados ao Horizonte Europa. 

Outras iniciativas da UE incluem o acesso à Science4Refugees, uma iniciativa em curso da EURAXESS que oferece estágios, emprego a tempo parcial e integral a refugiados, bem como acesso à Comunidade Europeia de Investigação e às ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) — Investigadores em risco.

Documentos

Factsheet - Refugees from Ukraine: Support to school children and teachers
English
(HTML)
Descarregar